quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Mundo da Sinestesia


Sinestesia é atributo... uma cor, forma, melodia ou até mesmo cheiro.

Quis aprofundar-me neste mundo a que nunca irei pertencer...
Como é possível alguém sentir o sabor de uma música, cheirar uma cor, ver um som?!
Cada vez mais fiel ao meu signo... que pisciana sou! O mundo do sonho é o meu mundo!

Li algures... "Sinestesia é a relação entre os planos sensoriais de certa forma descoordenados... a confusão dos sentidos" ... uma condição neurológica especial do cérebro que interpreta de forma diversa os sinais vindos dos nossos órgãos sensoriais, notadamente a visão.

Imaginei-me a ler este texto em que cada letra dele assumia uma cor diferente diante os meus olhos, ou então ao olhar um belo pôr-do-sol com os seus tons de alaranjado e vermelho, senti o sabor de um doce...

"Tenho isso desde criança. Vejo sons em cores, cores em sons, separadamente ou tudo junto. Sinto sabor em cores e até em objectos, pelo tacto. “Sinto” perfeitamente a forma de um aroma."
"Sempre associei letras a cores, palavras a cores, pessoas a cores, músicas a cores e cada cor tem uma textura diferente pra mim."
"Sou sinesteta do tipo que ouve o que vê. Todo tipo de movimento, por mínimo que seja tem um som para mim. Os ícones que se movem, os gestos, os passos das pessoas (cada pessoa tem um som diferente ao andar)... Enfim para mim há som em tudo aquilo que se move!!!"


Frases que para mim não fazem qualquer sentido... Gostava tanto de ter esta percepção, de poder experimentar, de saber como é... Sentir as coisas de uma forma assim tão... irreal... intocável... impensável... Imaginar desta forma exagerada!

Sem comentários:

Enviar um comentário